segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Joaquim Agostinho Homenageado 30 Anos Após a Sua Morte

Sem comentários:
 

Na ultima etapa da Volta a Portugal em bicicleta, a organização decidiu alterar o percurso em Torres Vedras, de forma a passar junto à estátua ao grande ciclista Joaquim Agostinho.

Do lado dos adeptos, a Torcida Verde, uma claque do Sporting com valores bem marcados relacionados com o ecletismo, marcou presença com 1 pano de 8mx8m com a imagem de Agostinho e a frase “Eterno Agostinho” e entregando 1 coroa de flores ao director da Volta Joaquim Gomes, quando este parou o carro junto à estátua e foi colocar a coroa na estátua. Cerca de 300 pessoas concentraram-se no local não esquecendo o campeão Agostinho.

Recorde-se que Joaquim Agostinho nasceu em 1943, começou a competir só aos 25 anos, mas teve tempo de ganhar 3 voltas a Portugal em representação do Sporting e ainda um 2º lugar na Vuelta e dois 3º lugares no Tour, onde apesar de nunca ter tido uma grande equipa conseguir ser das grandes figuras da época e muitíssimo popular entre todos os emigrantes portugueses, que ainda hoje o recordam com saudade.

Em 1984 com 41 anos regressou a Portugal e ao Sporting e encontrou a morte após uma queda, devido a um cão, na Volta ao Algarve.

Para além da estátua em Torres Vedras, Agostinho também tem uma placa com o seu nome na mítica montanha do Alpe d'Huez em França, onde ganhou 1 etapa!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff