sexta-feira, 13 de maio de 2011

Final da Liga Europa gera mais de 70 milhões de euros

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Entre gastos com restauração, estadias, viagens, receitas de bilheteira, prémios de jogo e direitos televisivos, o desafio inédito deverá gerar 71,4 milhões de euros. No jogo dos cifrões, o mercado nacional é o vencedor antecipado, na medida em que deverá colher 51 por cento do volume global de receitas (36,5 milhões de euros).

Os dados, avançados a poucos dias da final da Liga Europa que coloca frente-a-frente o F.C.Porto e o Braga, são do IPAM – The Marketing School (IPAM), que acaba de desenvolver um estudo sobre o impacto económico da primeira final europeia disputada por duas equipas portuguesas.

As viagens de avião rumo a Dublin e os consumos efectuados em casa são, e em igual proporção, responsáveis por 82 por cento dos 36,5 milhões de euros movimentados no mercado nacional. Porém, se em Portugal o F.C.Porto-Sporting de Braga promete parar o país durante 90 minutos, o efeito mobilizador da inédita final não se deverá fazer sentir com a mesma expressão na Europa. De acordo com o estudo, a final não deverá movimentar mais de 14,15 milhões de euros em todo o espaço europeu.

O facto da final opor dois clubes de um mesmo país e dos intervenientes não serem dos mais mediáticos do futebol internacional são factores que contribuem para o distanciamento dos consumidores europeus. Talvez por isso, seja possível justificar o facto da edição do ano passado da final da Liga dos Campeões, disputada entre o Inter de Milão e o Barcelona, ter gerado 351 milhões de euros – um valor cinco vezes superior ao agora estimado para o jogo decisivo da Liga Europa.

11 M€ rumam aos cofres de dragões e minhotos

É certo que as finais são para serem ganhas, mas a nível económico o estudo do IPAM demonstra que o impacto económico para o clube vencedor e vencido são em tudo semelhantes. A equipa que após o apito final levar para casa a taça e suceder ao Atlético Madrid na lista dos vencedores deverá ver o feito desportivo premiado com seis milhões de euros. O impacto económico do jogo para o finalista derrotado é de cinco milhões de euros. A diferença reside essencialmente no prémio atribuído pela UEFA ao clube vencedor (três milhões de euros) e ao vencido (dois milhões de euros).

Seja quem for o vencedor, Dublin, a cidade que acolhe a final da Liga Europa, sairá certamente a ganhar com a final portuguesa. Estima-se que os 50 mil espectadores que vão assistir ao jogo, ao vivo, no Aviva Stadium, as cerca de 40 mil dormidas em hóteis, as 200 mil refeições servidas em restaurantes, as 50 mil deslocações internas e os 30 mil visitantes originem receitas na ordem dos 9,8 milhões de euros – 14 por cento do volume global de receitas estimado.

Fonte: Central de Informação

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