terça-feira, 22 de julho de 2014

Um Verdadeiro Dragão tem uma Marca

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E se as pessoas expelissem fogo? Certamente só poderiam ser adeptos do clube dos dragões – o Futebol Clube do Porto. É esta a mensagem passada pelo clube durante a campanha de angariação de sócios da época de 2008/2009.

                A campanha contava com três anúncios focalizados em diferentes targets etários. O primeiro utiliza um bebé, que após a sua refeição, arrota uma chama. O segundo apresenta um casal de jovens que, enquanto flirtam, expelem fumo pelo nariz. O último anúncio – o Dragão sénior – apresenta um homem, a partir dos seus 50 anos, que fácil e rapidamente ajuda dois jovens em apuros a acender uma churrasqueira, apenas com a chama que projeta da sua boca.

                Todos os anúncios finalizam com um slogan: o do bebé – “Ele já é”; o do casal – “Ela é. Ele também”; e o do sénior – “Ele sempre foi”. Todos eles seguidos da questão “E tu?”.

                A campanha, bastante bem conseguida pelo seu caráter divertido, foi conduzida utilizando uma estratégia de segmentação diferenciada. Isto é, abrangendo não só um segmento, mas um grande número dos mesmos, adaptando a cada um, a política de marketing a implementar.


Por exemplo, a forma como se apela à sensualidade dos jovens no anúncio do casal, ou à experiência de vida do “dragão sénior”. Tudo isto são estratégias que se utilizam para aproximar as motivações e necessidades de cada target ao self do consumidor.


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