Estando em Atlanta no dia 31 de Agosto, tratei de ir a um
jogo de futebol americano. Primeira decepção- a equipa da casa - os Falcons -
não jogava em casa, mas soube que haveria jogos entre Universidades. Fui ao
site do Estádio e segunda decepção- sold out para dia 31 de Agosto e dia 1 de
Setembro.
Mas, nesta situação aconselho a todos irem ao site
Stubhub.com, onde existiam centenas de bilhetes à venda por parte de pessoas
que os decidem vender por qualquer razão e definem o preço livremente.
O mais surpreendente é que se trata do 1º jogo da época, que
me explicaram que não conta para o campeonato, mas conta para os rankings –
algo estranho para nós europeus. Mas o mais surpreendente é que nenhuma das
equipas é de Atlanta.
O jogo é entre as Universidades de Auburn, uma pequena cidade
do Alabama (estado com 4,8 milhões de habitantes), com 53.000 pessoas e uma Universidade com
25.000 alunos, e a de Clemseon no estado de Carolina do Sul (estado com 4,6
milhões de habitantes) uma cidade ainda mais pequena com 13.000 habitantes e uma
Universidade com 20.000 alunos, ambas a cerca de 3h de distância de carro. Para
podermos comparar com a realidade portuguesa, imaginem um jogo de pré-época em
Lisboa entre a U. de Braga e a do Algarve com lotação esgotada num estádio com
73.000 pessoas – os americanos gostam mesmo do futebol americano e das
Universidades onde estudaram ou da sua cidade.
Explicaram-me que é normal esta situação, que os fãs são
alunos da Universidade, muitos ex-alunos que não perdem um jogo quando a equipa
vai à cidade onde passaram a viver e também habitantes da própria cidade.
Antes do jogo, passagem por um hotel onde existia um posto de
entrega dos bilhetes do site Stubhub – tudo organizado, sem filas. Explicaram-me
que ao contrário do baseball, em que no ano anterior tinha sido possível
imprimir o bilhete no meu hotel, no futebol era necessário um bilhete físico.
O Estádio está localizado muito perto do centro de Atlanta
junto das 3 maiores atrações para visitar na cidade: Museu da Coca-Cola,
Estúdios da CNN e Aquário.
O ambiente à volta do estádio, 3 horas antes do jogo, era de
grande festa nos bares e no food court da CNN completamente cheio de fãs das 2
equipas em alegre confraternização.
Mas a surpresa estava para chegar em frente do estádio: uma
fan zone com tendas abertas de cada grupo organizado de fãs, em que as pessoas
trazem comida e bebida. O mais parecido que temos é a final da Taça no Jamor,
mas tudo com óptimo aspecto – tipo zona vip do Estoril Open.
Em relação aos fãs, metade do estádio estava atribuída a
cada equipa, pelo que se equivaliam as manchas laranja de Clemson e a azul
escura de Auburn, mas os adeptos de Clemson eram mais jovens universitários
(cerca de 40% de raparigas), enquanto de Auburn, os fãs eram mais distribuídos
desde crianças de 10 anos até septuagenários.
Entrada no estádio sem qualquer dificuldade e com revista
muito superficial. Amanhã continuarei com a experiência no jogo.
Pedro Dionísio
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