terça-feira, 4 de setembro de 2012

Uma ida a um jogo de futebol americano entre Universidades – Antes do jogo

Sem comentários:
 

 Estando em Atlanta no dia 31 de Agosto, tratei de ir a um jogo de futebol americano. Primeira decepção- a equipa da casa - os Falcons - não jogava em casa, mas soube que haveria jogos entre Universidades. Fui ao site do Estádio e segunda decepção- sold out para dia 31 de Agosto e dia 1 de Setembro.

 Mas, nesta situação aconselho a todos irem ao site Stubhub.com, onde existiam centenas de bilhetes à venda por parte de pessoas que os decidem vender por qualquer razão e definem o preço livremente.
O mais surpreendente é que se trata do 1º jogo da época, que me explicaram que não conta para o campeonato, mas conta para os rankings – algo estranho para nós europeus. Mas o mais surpreendente é que nenhuma das equipas é de Atlanta.

 O jogo é entre as Universidades de Auburn, uma pequena cidade do Alabama (estado com 4,8 milhões de habitantes), com 53.000 pessoas e uma Universidade com 25.000 alunos, e a de Clemseon no estado de Carolina do Sul (estado com 4,6 milhões de habitantes) uma cidade ainda mais pequena com 13.000 habitantes e uma Universidade com 20.000 alunos, ambas a cerca de 3h de distância de carro. Para podermos comparar com a realidade portuguesa, imaginem um jogo de pré-época em Lisboa entre a U. de Braga e a do Algarve com lotação esgotada num estádio com 73.000 pessoas – os americanos gostam mesmo do futebol americano e das Universidades onde estudaram ou da sua cidade.

 Explicaram-me que é normal esta situação, que os fãs são alunos da Universidade, muitos ex-alunos que não perdem um jogo quando a equipa vai à cidade onde passaram a viver e também habitantes da própria cidade.

 Antes do jogo, passagem por um hotel onde existia um posto de entrega dos bilhetes do site Stubhub – tudo organizado, sem filas. Explicaram-me que ao contrário do baseball, em que no ano anterior tinha sido possível imprimir o bilhete no meu hotel, no futebol era necessário um bilhete físico.

 O Estádio está localizado muito perto do centro de Atlanta junto das 3 maiores atrações para visitar na cidade: Museu da Coca-Cola, Estúdios da CNN e Aquário.

 O ambiente à volta do estádio, 3 horas antes do jogo, era de grande festa nos bares e no food court da CNN completamente cheio de fãs das 2 equipas em alegre confraternização.

 Mas a surpresa estava para chegar em frente do estádio: uma fan zone com tendas abertas de cada grupo organizado de fãs, em que as pessoas trazem comida e bebida. O mais parecido que temos é a final da Taça no Jamor, mas tudo com óptimo aspecto – tipo zona vip do Estoril Open.

 Em relação aos fãs, metade do estádio estava atribuída a cada equipa, pelo que se equivaliam as manchas laranja de Clemson e a azul escura de Auburn, mas os adeptos de Clemson eram mais jovens universitários (cerca de 40% de raparigas), enquanto de Auburn, os fãs eram mais distribuídos desde crianças de 10 anos até septuagenários.

 Entrada no estádio sem qualquer dificuldade e com revista muito superficial. Amanhã continuarei com a experiência no jogo.

 Pedro Dionísio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff