segunda-feira, 26 de março de 2012

Marcas nacionais dizem sim ao surf

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São marcas nacionais e, à partida, nada as une ao surf. Mas são patrocinadoras do Rip Curl Capítulo Perfeito, aproveitando para ir na onda de um desporto emergente e, assim, conquistar novos segmentos de mercado. A prova é este domingo em Peniche, se o mar da praia de Supertubos ajudar.

Para a organização da prova, a adesão de empresas como a Nova Câmbios, a RealTransfer, a Sunlover e a Hélio's, a par da TMN e do Meo (estas duas já com ligação ao surf), constitui um sinal de confiança no evento enquanto veículo de "um novo fôlego" para chegarem aos consumidores num contexto de crise.

Em declarações ao Briefing, Rui Costa, diretor-geral da Twice, que organiza o Rip Curl Capítulo Perfeito, explicou que este encontro entre o evento e as empresas nacionais resultou, em primeiro lugar, do facto de as grandes marcas internacionais de surf em Portugal estarem a passar por uma conjuntura difícil: é que o público associado àquele desporto cresce a cada dia mas não tem capacidade para ser cliente dessas marcas ao nível do wear.

"Assim sendo, procurámos apelar às marcas fora do surf, que, contrariando a tendência das economias atuais, apresentam saúde financeira, apresentando este mercado como uma solução para estarem associadas à natureza e ao lifestyle apelativo do surf. São empresas com uma direção contrária à praia mas que, de certa forma, podem aproveitar esta relação com o surf para alavancar sectores de mercado, já que se trata de um meio cada vez mais transversal à sociedade portuguesa, aproximando classes sociais que no passado estiveram tão distantes", adianta.

Quase todas as marcas que o patrocinam são pioneiras no que toca à aposta nesta modalidade: "Com isto esperamos ser um exemplo de investimento com retorno garantido, na medida em que direcionamos a nossa comunicação para o mercado nacional", comenta Rui Costa, chamando a atenção para o facto de mesmo marcas como a Rip Curl ou Eastpak, que têm alinhamento internacional, terem crescido em Portugal com capitais nacionais, "o que fortalece ainda mais a ideia de que este mercado é apetecível e primeiramente tem de ser visto como aposta dentro de portas".

Do lado das marcas, Joana Santos, da NovaCâmbios, explica a adesão ao evento de que é main sponsor com a aposta em crescer neste nicho de mercado: "O surf está associado ao bem-estar, à juventude e às experiências multiculturais vividas pelo mundo fora. Incentivar este desporto a crescer e contribuir para a internacionalização dos nossos surfistas é importante porque eles também são os nossos embaixadores culturais. A NovaCâmbios quer crescer dentro deste nicho de mercado porque também nos acreditamos numa carreira internacional".

Por sua vez, Marta Moreira, da Direção Financeira da Real Transfer – Agência de Câmbios, associa as características do surf às da própria empresa: "As pessoas que gostam de surf valorizam o risco, o esforço e a tenacidade, a vontade de ultrapassar limites. A Real Transfer é uma empresa que serve pessoas com estas características. Imigrantes ou emigrantes são aventureiros que se desafiam a si próprios, que não desistem e que precisam de parceiros em quem possam confiar, que os compreendam e que, de algum modo, possam ser o porto-seguro que protege e guarda os seus valores, colocando-os onde e quando eles fazem falta".

Pela Sunlover, o manager de Comunicação e Eventos, Bruno Paiva, classifica a ligação da marca ao surf como um "casamento perfeito": "Sendo um campeonato português, com atletas portugueses e sendo a Sunlover portuguesa, temos a convicção de que o facto de outras marcas nacionais estarem a patrocinar este evento trará uma atenção especial, numa época em que tanto se fala de austeridade, falta de investimento e da já cansativa crise".

A Hélio's fornece o autocarro que acolhe o media center. Uma oportunidade, diz o diretor-geral da empresa, Hélio Caçador, para lhe dar a visibilidade por que há muito ansiava: "O nosso autocarro tem um espaço versátil que se adapta na perfeição a este tipo de eventos e esperamos que, a partir deste investimento, surjam muito mais oportunidades de nos associarmos a iniciativas deste género".

A Silvestre Festas já anda neste mundo do surf há algum tempo. "Acreditamos no conceito do Rip Curl Capítulo Perfeito e temos consciência de que pode trazer ao desporto enormes mais-valias, bem como às empresas que se projetam através desta modalidade. A nossa política não é apenas estar presente em eventos de dimensão já reconhecidos mas também apoiar aqueles que estão a surgir no mercado com conceitos interessantes, para alcançarmos novos nichos de mercado ao mesmo tempo que tornamos possível o seu desenvolvimento", sublinha o diretor-geral, Dário Silvestre.

Desde há algum tempo que o MEO, apesar de ser uma marca jovem, estabeleceu como estratégia de aproximação ao segmento jovem o apoio e participação em eventos de desportos de ação e lifestyle, principalmente eventos que de alguma forma sejam disruptivos no seu formato. Miguel Guerra, responsável pela área de Patrocínios e Eventos, afirma que o Rip Curl Capítulo Perfeito "é um evento único que, dada a sua espetacularidade, o MEO não hesitou em apoiar, pois é um conteúdo bastante apelativo e uma mais-valia para a aplicação MEO Surf".

Para a TMN, mais do que uma mais-valia, trata-se de um posicionamento. Isabel Corte-Real, responsável pela área de Patrocínios e Eventos, adianta que o apoio a este evento se enquadra numa estratégia mais abrangente e já consolidada de associação ao surf em particular e ao desporto em geral. "Juventude, talento, ambição e empreendedorismo formam o racional de comunicação da estratégia seguida pela TMN na área do desporto, a qual inspira e determina a associação do maior operador de telecomunicações português aos atletas e eventos mais conceituados, no país e no mundo, como exemplifica o Rip Curl Capítulo Perfeito", justifica.

Tiago Pires, patrocinado pela TMN, é um dos 15 surfistas que estará domingo na praia de Peniche, todos escolhidos pelo público.


Fátima de Sousa

[Fonte: Briefing]

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