sexta-feira, 2 de julho de 2010

Mundial de Futebol e Jogos Olímpicos no Brasil - A perspectiva do Marketing

Sem comentários:
 

(No fim veja os video das candidaturas aos Jogos Olímpicos 2016 e ao Mundial de Futebol 2014)

Em 2014 e em 2016, realizar-se-á no Brasil respectivamente o Campeonato do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos. Não seria um grande marco para o país ou não fosse o facto de serem os dois maiores eventos desportivos do mundo!


Que reais desafios enfrenta este país na sua missão de mostrar ao mundo não só que tem capacidade para organizar com sucesso grandes eventos, como para simultaneamente apresentar e promover a sua cultura, o seu turismo, e todas as maravilhas do Brasil.


Certamente não se trata de construir alguns estádios e pavilhões e depois esperar que tudo corra bem quando milhões de pessoas chegarem de todos os pontos do mundo. Seguramente muito trabalho terá ser feito e no que fiz respeito ao Marketing, este poderá ter também um grande papel não só no aspecto do desporto e das marcas comerciais como das próprias "marcas" Brasil ou Rio de Janeiro.


Veja a opinião de Thiago Terra, publicada no Portal Mundo do Marketing, sobre esta temática:



Copa do Mundo e Olimpíadas geram investimento na cidade!



"O Rio de Janeiro está em foco no mercado esportivo. Com dois grandes eventos mundiais se aproximando, a cidade se movimenta para gerar negócios, crescer em estrutura e em número de turistas. Tanto a Copa do Mundo no Brasil – que terá a final realizada na cidade carioca – quanto as Olimpíadas de 2016 trazem expectativas para empresas que atuam na região. Toda esta atmosfera faz com que profissionais de Marketing pensem no desenvolvimento da cidade como marca. Neste caso, uma boa estratégia de Branding permite que o Rio de Janeiro se destaque no cenário mundial, conquiste admiradores e cresça tanto em estrutura quanto em economia.


Os eventos já trazem por si só uma oportunidade para que a capital do estado recupere pelo menos parte das empresas que debandaram para São Paulo nos últimos anos. Com investimento em projetos na cidade, as empresas usam o Marketing para associar a sua marca a uma cidade em evidência, que está sendo procurada por potenciais consumidores no mundo todo.

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, serão cerca de 500 mil turistas na cidade durante a Copa de 2014. Além da melhoria na infraestrutura, nas instalações esportivas, no transporte e na segurança da cidade, estes eventos dão o pontapé para que as marcas encantem o torcedor com ações diferenciadas e projetos inovadores."



Investimento para melhorar serviços e profissionais


"É difícil mensurar o retorno que uma Copa do Mundo e uma Olimpíada dão ao país-sede. Os benefícios principais e mais percebidos pelo público, tanto com a Copa quanto com as Olimpíadas, é o credenciamento mundial da cidade ou país em termos de estrutura e uma inegável promoção internacional de seus serviços. Porém, para as empresas, os mega eventos vão além das projeções regionais. “Haverá a modernização da infraestrutura dos negócios e uma consequente qualificação dos serviços”, afirma Márcia Lins, Secretária de Estado de Turismo, Esporte e Lazer do Rio de Janeiro.

O principal pilar que deverá reger as ações de Marketing durante estes eventos é atender os visitantes. Para realizar esta tarefa serão feitos investimentos em equipamentos modernos e em novos empregos. “A cidade certamente crescerá na área de hotéis, de alimentação, de publicidade e também de seguro”, diz Márcia. Para oferecer qualidade de vida para os moradores e os turistas, a Unimed-Rio desenvolveu o Circuito Unimed-Rio. O site traça circuitos para exercícios físicos de acordo com a localidade do internauta na cidade carioca. “Este projeto foi beaseado na premissa de que o Rio de Janeiro é um consultório a céu aberto”, diz Stephan Younes, Gerente de Marca da Unimed-Rio.

Estrutura, transporte e serviços já estão na mira de investidores. Mas pouco se fala no material humano que estará por trás destes projetos. Para atender de forma satisfatória os quesitos de organização e divulgação destes grandes eventos, é preciso dispor de um bom time. “Esta será uma oportunidade para investir em qualificação e formação de novos profissionais”, ressalta a Secretária."


Branding para o Rio


"O discurso está pronto, mas a cidade ainda não. A demora no início das obras arranha a imagem do Rio de Janeiro e, para que isso não aconteça, Ana Couto, CEO e Diretora de Criação da Ana Couto Branding & Design, sugere um trabalho de branding com a marca Rio de Janeiro. “A Olimpíada não pode ser um objetivo pontual para investir na imagem do Rio de Janeiro. Fazer branding é capitalizar hoje o valor da cidade no longo prazo”, ensina Ana.

A busca pela identidade de uma cidade faz com que esses lugares se transformem em marcas. Assim como no mercado, algumas delas são promovidas estrategicamente e outras acidentalmente. O mais importante para a definição de uma marca é entender e saber o que quer coletivamente e o que ela representa. “O maior desafio do branding para as cidades é o alinhamento entre cidadãos, empresários e investidores. No Rio, é preciso definir uma proposta de valor da marca, alinhar o papel do Governo e da sociedade, além da gestão do ambiente da marca no longo prazo”, aponta Ana Couto.

Visão comum de futuro, mudança na percepção do lugar e imagem consistente são alguns dos benefícios que uma estratégia de branding oferece para as cidades. “Desta forma a cidade protege sua imagem contra estereótipos, valoriza a autenticidade e a história do lugar, além de atrair turistas, investidores e novos negócios”, avalia a CEO da Ana Couto Branding & Design."


Eventos também trazem problemas

"Realizar eventos de grande porte como as Olimpíadas não traz apenas vantagens. Vale lembrar que o destaque internacional do país acarreta em uma pressão por resultados interna e externa maior que o normal. Além disso, é preciso entender que, apesar de ser uma grande oportunidade para as empresas se destacarem, é comum o discurso ser diferente da realidade dos fatos. “Todos dizem que colocarão dinheiro no Rio de Janeiro. O problema é que a verba investida não garante os benefícios e a qualidade na entrega dos projetos”, analisa Rafael Liporace, Diretor Executivo da Biruta Mídias Mirabolantes.

Outro problema é a necessidade de instruir, educar e engajar a população carioca em prol da melhoria da qualidade de seus serviços e estrutura. Neste caso, o ideal seria uma união do Governo, das marcas anunciantes e da população. Mas aí surge uma nova dificuldade. “No Brasil, isto é mais complicado porque as marcas têm medo de se associar ao poder público por conta da corrupção”, entende Liporace.”

(Veja mais videos no nosso canal)

Video de candidatura do Brasil à recepção do Campeonato do Mundo de Futebol 2014


Video de candidatura do Rio de Janeiro à recepção dos Jogos Olímpicos 2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seguidores

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff