Para além dos desportos de água, Agosto é marcado pelo ciclismo e pela Volta a Portugal em bicicleta, que nos últimos 80 anos tem percorrido o país de lés a lés. É claramente o desporto a ir ter com os portugueses e estes a entusiasmarem-se com o enorme esforço dos ciclistas sobretudo nas etapas da montanha. É sabido que a implantação nacional de Benfica e Sporting teve origem nos duelos dos ciclistas Nicolau (Benfica) e Trindade (Sporting) nos anos 30, que disputavam entre si a Volta a Portugal.
Na última década a organização da Volta procurou envolver os patrocinadores – essenciais à prova já que 100% das receitas têm origem nos patrocínios – sobretudo nas partidas e chegadas. A empresa organizadora é a Podium e o director da prova continua a ser Joaquim Gomes (que já veio, em vários anos, à nossa Pós-Graduação de Gestão e Marketing do Desporto do INDEG-ISCTE apresentar a estratégia junto dos patrocinadores).
À partida em Belmonte encontrámos Vítor Gamito, que com 44 anos e depois de 10 anos sem correr na estrada (manteve-se a fazer provas de BTT) decidiu regressar. Gamito foi um excelente ciclista que venceu a Volta de 2000 e ainda se classificou 4 vezes na segunda posição nesta mesma prova (1993, 1994, 1997 e 1999). Em 2008/9 Vitor Gamito foi aluno da Pós-Graduação de Marketing Desportivo e autor do caso “Volta Portugal em bicicleta – uma tradição renovada a cada ano” que faz parte do livro “Casos de Sucesso de Marketing Desportivo” Livros d’Hoje, Publicações Dom Quixote 2009, coordenado por Pedro Dionísio e que integrou 12 casos elaborados por alunos da Pós-Graduação.
O impacto que este retorno provocou está a ser enorme com 500.000 visualizações no Facebook de Gamito e 30.000 a acompanharem a sua prova pelo LiveTrack. Gamito confidenciou-nos que se está a sentir bem e dado não ter pressão de chegar aos primeiros lugares está a poder tirar verdadeiro prazer de correr esta Volta, tendo tempo para falar com as pessoas, que nas estradas o aplaudem e incentivam o que até lhe provoca “pele de galinha” – um verdadeiro caso de popularidade, numa altura em que os portugueses gostariam de ver correr em Portugal alguns portugueses que estão no estrangeiro.
A etapa Belmonte-Torre foi terrível com 3 contagens de montanha, 2 das quais de 1ª Especial! E para terminar a subida Seia-Torre, que mesmo no carro da organização “cansa”, agora imagine-se a subir e depois de 5 horas de prova...
No cimo da montanha as marcas patrocinadoras montaram várias animações para entreter os milhares de pessoas. Destaque para a Liberty tanto na entrega dos prémios como no jogo das bicicletas (um jogo tipo Feira Popular em que uma dezena de pessoas tenta fazer entrar 1 bola num de 2 cestos e ao conseguir faz andar mais ou menos 1 “boneco ciclista” que está por detrás, conforme se pode ver na foto).
Domingo é a etapa final com chegada na avenida da Liberdade em Lisboa (modelo francês dos Campos Elíseos) onde se devem concentrar centenas de milhares de pessoas e com uma homenagem por volta das 14h 45m a Joaquim Agostinho, à passagem pela sua estátua em Torres Vedras. No 30º aniversário da sua morte uma homenagem mais do que justa ao maior ciclista português de todos os temos (vencedor de 3 voltas a Portugal, 2 vezes 3º lugar no Tour e 1 vez 2º lugar na Vuelta)
Vitor Gamito
ResponderEliminar6/8 · Editado
Além de ciclista por tempo determinado, sou treinador com nível III, certificado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. Nestas formações temos vários módulos fundamentais: fisiologia, anatomofisiologia, técnica, táctica, primeiros socorros, treino, .... Mas começo a perceber que há, ou pelo menos nos anos que fiz os cursos havia, uma grande lacuna. Faltam módulos de marketing e comunicação, relação com o público e CS, e métodos de avaliação do retorno do investimento aos patrocinadores. Coisas que aprendi, mais tarde, num mestrado de marketing desportivo.
Uma grande parte dos responsáveis das equipas nacionais deviam ter umas noções básicas destes temas.
Só se lembram do retorno que deram ou deixaram de dar quando no final da temporada vão bater à porta dos potenciais patrocinadores e depois acham muito estranho levarem negas atrás de negas!
Como diz um sr. que conheço: "É a vida!"
#mkt