E se as pessoas expelissem fogo? Certamente só poderiam ser adeptos do clube dos dragões – o Futebol Clube do Porto. É esta a mensagem passada pelo clube durante a campanha de angariação de sócios da época de 2008/2009.
A campanha contava com três anúncios focalizados em
diferentes targets etários. O
primeiro utiliza um bebé, que após a sua refeição, arrota uma chama. O segundo
apresenta um casal de jovens que, enquanto flirtam,
expelem fumo pelo nariz. O último anúncio – o Dragão sénior – apresenta um
homem, a partir dos seus 50 anos, que fácil e rapidamente ajuda dois jovens em
apuros a acender uma churrasqueira, apenas com a chama que projeta da sua boca.
Todos
os anúncios finalizam com um slogan:
o do bebé – “Ele já é”; o do casal – “Ela é. Ele também”; e o do sénior – “Ele
sempre foi”. Todos eles seguidos da questão “E tu?”.
A campanha, bastante bem conseguida pelo seu caráter divertido,
foi conduzida utilizando uma estratégia de segmentação diferenciada. Isto é,
abrangendo não só um segmento, mas um grande número dos mesmos, adaptando a
cada um, a política de marketing a implementar.
Por
exemplo, a forma como se apela à sensualidade dos jovens no anúncio do casal,
ou à experiência de vida do “dragão sénior”. Tudo isto são estratégias que se utilizam
para aproximar as motivações e necessidades de cada target ao self do
consumidor.
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