A Coca-Cola em alusão ao seu patrocínio ao Mundial 2010 na África do Sul, lançou uma campanha de Marketing sob o mote “Solta a Celebração”, a marca vai actuar em várias frentes: com uma nova decoração das embalagens alusiva ao Mundial, com um forte investimento e uma elevada cobertura em todos os meios, uma promoção nacional e várias activações, com oferta de milhares de prémios.
À escala mundial, a criatividade da campanha esteve a cargo da agência SANTO, da Argentina. A adaptação para Portugal foi trabalhada pela McCann de Espanha.
O core da campanha é visível no vídeo em baixo, com a captura de vários momentos de celebração de golos por parte de diversos jogadores e adeptos. O primeiro dos momentos é protagonizado pelo lendário herói da selecção dos Camarões, Roger Milla, que no Mundial FIFA de 1990 marcou um golo inesperado e o celebrou de forma nunca antes vista: dançando.
Esse momento de celebração é capturado pela Coca-Cola, que baseia toda a sua campanha no momento de celebração dos golos. A campanha tem como banda sonora a música “Wavin’ flag - Coca-Cola Celebration Mix”, de K’naan. O artista de hip-hop somali gravou o tema que serve de hino da Coca-Cola para o Mundial FIFA 2010 e a toda a campanha universal da marca. O tema esta disponível também no segundo vídeo no fim deste artigo.
Além do anúncio de TV global, protagonizado por Roger Milla, a Coca-Cola irá ter uma campanha de publicidade, específica para Portugal; para comunicar a promoção nacional que inclui a oferta de 21 viagens e bilhetes duplos para o Portugal-Brasil no Mundial FIFA 2010 e 110 mil garrafas de Coca-Cola. O desenvolvimento criativo da campanha alusiva à promoção foi trabalhado localmente pela agência portuguesa IVITY brand corp. Uma Coca-Cola por cada golo de Portugal A marca pretende também incentivar os portugueses a verem os jogos acompanhados dos seus amigos, em cafés e bares e a celebrarem com Coca-Cola. Para tal, vai seleccionar 300 bares e cafés a nível nacional, que, durante os jogos do Mundial FIFA 2010, serão o “camarote oficial Coca-Cola”.
Nestes espaços, a marca vai promover uma activação especial, oferecendo um kit de celebração a todos os que aí assistam aos jogos de Portugal. E quando Portugal marcar um golo, quem estiver a beber uma Coca-Cola receberá outra grátis para celebrar. “É uma campanha global, personalizada localmente e com activações exclusivas para o nosso país, que queremos que potencie a presença de Portugal, transmita a todos o nosso orgulho e entusiasmo em fazer parte desta grande festa”, comenta Filipe Bonina, director de Marketing da Coca-Cola Portugal.
Além de todas as iniciativas, vamos também contar com activações de rua muito inesperadas e surpreendentes, convidando os portugueses a celebrar no momento para ganharem uma Coca-Cola e mostrarem o seu apoio e euforia por Portugal”, acrescenta.
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