quinta-feira, 13 de maio de 2010

Atletico Madrid - Eternamente grande

4 comentários:
 

Ontem o Atlético de Madrid ganhou a Taça Europa – um triunfo que relembra velhas glórias.

Numa cidade com um grande rival, o Atlético de Madrid tem desenvolvido fortes campanhas de marketing que acima de tudo procuram manter os fãs numa época em que não tem existido resultados desportivos. Neste aspecto considero o Atlético como um clube a acompanhar.


Este clube descobriu já há alguns anos que o Marketing pode ter muito mais interesse do que apenas ajudar a vender uns produtos, como defendiam vários dirigentes portugueses.

Nesta hora de vitória convido-vos a ver o filme da época de 2007-08 “Eternamente grande” que procura passar o testemunho entre gerações – ser do Atlético é manter a “chama” da família.


Post de Pedro Dionísio


Clique aqui para ver mais vídeos no nosso canal


4 comentários:

  1. Os vídeos promocionais do Atleti são de facto espectaculares. Acima de tudo pela autenticidade das mensagens. Quem vir o vídeo: Pápa, por que somos del Atleti? percebe imediatamente. Como é que um pai explica a um filho as vantagens de ser de um clube underdog? :) Não se explica, sente-se! E o apelo à ligação emocional é bem visível em praticamente todos os vídeos do clube. De destacar o vídeo com o sócio nº1 (Me mata. Me da la vida) e o vídeo da Guerra Civil... muito bons.

    Já agora, o vídeo de que fala o post está aqui: http://www.youtube.com/watch?v=oqaOQzBHTng

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conhecia a campanha promocional do Atlético e gostei muito dos videos criados. Este tipo de acção é de um clube que realmente quer fidelizar e envolver os seus fãs e simpatizantes.
    Então e o SCP? e o FCP? e o SLB, mesmo com o maior numero de adeptos do mundo?Não me lembro de nenhuma campanha promocional criada pelos 3 grandes(3G) de Portugal, isso parece-me pouco ambicioso por parte do departamento de MK dos clubes. Os três grandes são quase a religião dos portugueses e apenas lançam nos media promoções referentes a camisolas, lugares cativos e cartões de sócio?
    Na minha opinião, os 3G deviam seguir o exemplo do Atlético que consegue chegar mais perto dos seus adeptos, consegue lembrar o amor que o adepto sente pelo seu clube.

    ResponderEliminar
  3. Paulo. Estou de acordo consigo - no Marketing dos clubes, mais importante do que vender produtos é desenvolver relações de fidelização com os fãs - sobretudo quando não existem vitórias e os adeptos tendem a abandonar. A venda dos produtos virá por acréscimo.
    Num estudo, que realizei com sócios do Sporting, em 2007, ouvi queixas de que a visão do clube era muito mercantilista e não percebiam para onde ia o dinheiro. As pessoas devem ser tocadas emocionalmente e ser-lhes explicado, de forma simples, a relação entre proveitos (desde os patrocínios, à venda dos lugares) e custos (valores de amortização de passes de jogadores, custos salariais,..) necessários para terem grandes jogadores. Pedro Dionísio

    ResponderEliminar
  4. De um modo geral, em Portugal penso que as relações de fidelização com os fãs dos clubes de futebol são maioritariamente apoiadas pelos grandes símbolos animais de cada clube.
    O sentimento de pertença/poder/tangibilidade que o adepto do SLB sente ao vibrar com a sua Águia a descer ao relvado da Luz e a completar o que resta do símbolo/imagem de marca do seu clube, penso que seja por si só, um factor de fidelização. E o sistema não difere muito nos outros dois grandes.
    Já o Boavista também tem um animal (pantera) à frente da imagem do clube mas, como o Prof Dionísio referiu, é necessário demonstrar resultados, dar explicações e se os resultados não aparecem então torna-se essencial envolver,acrescentar valor aos adeptos, fãs e simpatizantes.No Boavista não identifiquei estratégia alguma com este objectivo embora haja adeptos com vontade de ver o clube de volta à competição como se pode ver nos links abaixo.

    Youtube
    http://www.youtube.com/watch?v=qj3fXhM5aAY&feature=player_embedded#!

    Facebook
    http://www.facebook.com/group.php?gid=74357326557

    ResponderEliminar

Seguidores

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff