segunda-feira, 23 de abril de 2012

Segue o link com a foto com legenda no jornal A Bola, de hoje com o equipamento da equipa A BOLA/Mestrado de Marketing e Gestão do Desporto do INDEG e os ex-alunos Pedro Barbosa e Nelson (foi pena não estar nenhum presente numa cerimónia com cadeias de televisão e muitos jornalistas que juntou mais de 1 centena de pessoas no Vila Galé Opera em Alcântara).

Hoje para abrir a MediaCup DHL, no campo de Paço de Arcos com uma vista extraordinária sobre o Tejo, a nossa equipa A BOLA/Mestrado de Marketing e Gestão do Desporto do INDEG ganhou 5-1 ao Jornal de Negócios/DHL, com a participação das nossas estrelas Diogo Alves e Bruno Rolim. Após 1-1 ao intervalo a entrada do “nosso” Bruno Rolim desequilibrou pela sua velocidade e permitiu uma vitória folgada, tendo mesmo marcado 1 golo.

A nossa outra estrela Diogo Alves, em ressaca de festa de aniversário, promete que no próximo jogo é que o vão ver a encher o campo….

Esperamos o apoio em próximos jogos que terão um maior grau de dificuldade (nomeadamente contra o vencedor do ano passado).

terça-feira, 10 de abril de 2012

Já imaginou levar o seu sofá para o estádio?

Já imaginou ir a caminho de um estádio de futebol e através do seu telemóvel saber onde é que tem lugar para estacionar o carro? Ou estar já sentado na bancada e através de um SMS pedir que lhe vão lá levar comida ou bebida? Ou durante o jogo ter toda a estatística atualizada à distância de um click.

Acredite: tudo isso é possível que aconteça já. É o que está a ser estudado no âmbito de uma tese de mestrado de Marketing e Gestão de Desporto do ISCTE. E antes de saber os resultados da investigação pode, através de A BOLA, participar nela, dar o seu contributo à questão que está na base de tudo isso: Como é que a tecnologia pode melhorar a experiência de cada um de nós no Estádio de futebol?

Responda aqui ao Estudo

In site “ A Bola” de 6/4/2012

quarta-feira, 4 de abril de 2012



Cristiano Ronaldo é, em termos mediáticos, o jogador mais valioso do futebol mundial da actualidade. O resultado é de um estudo desenvolvido pelo IPAM - The Marketing School que analisa e compara o valor do craque português e de Lionel Messi, do ponto de vista do marketing.

O potencial de mercado do jogador do Real Madrid está avaliado em 40 milhões de euros/ano, contra os 37 milhões/ano do astro argentino. Receitas publicitárias, projecção mediática, exposição na Web e palmarés são, apenas, algumas das dimensões avaliadas.

O número 7 dos merengues leva a melhor sobre Messi, desde logo, no campo da internet: Ronaldo tem mais fãs no Facebook (42 milhões contra os 34 milhões do argentino), soma 139 milhões de pesquisas no Google (mais 80 milhões do que “La Pulga”), 212 mil vídeos alojados no Youtube e oito milhões de seguidores no Twitter. O potencial de mercado de Cristiano Ronaldo é, de igual modo, sustentado na projecção social. O português é referenciado em 205 livros da Amazon (Messi apenas em 85) e em 2157 artigos científicos (o argentino em 1608). No ranking de celebridades da revista Forbes, o capitão da selecção nacional figura na 43ª posição, enquanto que Messi surge no 62º lugar.

Realce também para o facto de Ronaldo ganhar sobre o rival da Catalunha no que toca ao vencimento. O salário anual do português - 13 milhões de euros - supera em cerca de um milhão o de Messi. De acordo com o estudo, o número 10 dos blaugrana bate o craque português em três variáveis: receitas globais, palmarés e exposição mediática. Os direitos de imagem proporcionam, anualmente, 21 milhões de euros a Messi. Cristiano Ronaldo fica-se pelos 15 milhões. Desta forma, e apesar de auferir um salário mais baixo, o astro argentino é capaz de gerar mais receitas. Com 18 títulos colectivos conquistados - contra 10 do avançado português - e três distinções para a Bola de Ouro da FIFA (2009, 2010 e 2011), contra apenas uma do português (2008), “La Pulga” supera Ronaldo em termos de sucesso desportivo.

Daniel Sá, director do IPAM - The Marketing School Porto e Aveiro e autor do estudo, perspectiva que os atletas possam alcançar uma maior margem de progressão nesta área nos próximos anos. De acordo com o docente, «Ronaldo e Messi devem incidir a aposta nos mercados asiático, norte-americano e africano e tirar o máximo proveito do potencial dos novos meios digitais». A investigação efectuada pelo IPAM - The Marketing School utilizou uma metodologia científica - Sports Reputation Index by IPAM - que tem como objectivo avaliar a reputação, a popularidade e a notoriedade de um atleta ou treinador.

[Fonte: Marketeer]


Acaba de ser assinado um acordo de patrocínio entre a Caixa Geral de Depósitos (CGD) e a Federação Portuguesa de Surf (FPS).

O acordo, informa-se em nota de imprensa, “envolve contrapartidas financeiras para a FPS”, e ainda “uma colaboração entre as duas entidades ao nível das estratégias de comunicação e imagem, válido por um ano”.

Esta parceria arranca já com a campanha da Selecção Nacional no Mundial de Juniores do Panamá (WJSC), que decorre entre os dias 14 e 22 de Abril.

[Fonte: Meios e Publicidade]


A Grand Union foi a agência interactiva responsável pelo desenvolvimento da Zona Desportistas, uma plataforma dedicada aos amantes do desporto apoiada pela marca Powerade.

Esta plataforma, explica-se em nota de imprensa, é “direccionada para pessoas activas, que gostam de praticar, acompanhar ou simplesmente manter-se informados sobre o desporto em Portugal”, contando com “informação para as mais variadas práticas – running, BTT, futebol, fitness, entre outras – com conselhos de especialistas, dicas nutricionais e de saúde desportiva e a possibilidade de consultar online planos de treino por tipo de desporto e nível de prática, com sugestão de actividades para o fim de semana ou outros momentos de eleição”.

A plataforma disponibiliza também uma área de agenda com informação de Norte a Sul do país com destaque de notícias, eventos, promoções, workshops e eventos internacionais.

A ideia original pertence à ABS Comunicácion, também responsável pelos conteúdos da plataforma, sendo que à Grand Union coube o desenvolvimento da plataforma, bem como o setup do Facebook, campanha online, design e programação do site

[Fonte: Meios e Publicidade]

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Cristiano Ronaldo e Rafael Nadal são os protagonistas da nova campanha da Nike. Os dois ateltas defronta-se num desporto híbrido, com o intuito de demonstrar “a tracção e velocidade explosiva” das novas botas Mercurial Vapor VIII.

No filme, as estrelas de futebol e ténis defrontam-se numa partida que mistura as duas modalidades. Numa troca de bolas (de ténis), que começa em ritmo de treino e brincadeira, mas onde o nível competitivo vai evoluindo, Rafael Nadal joga com uma raquete de ténis, enquanto Cristiano Ronaldo utiliza os pés, exibindo as botas Mercurial Vapor VIII, da Nike. Face ao triunfo do jogador do Real Madrid, que fecha um ponto com um remate acrobático, os dois ateltas trocam de calçado, e Nadal repete o gesto técnico do jogador português, mas agora com uma bola de… futebol. No final do encontro, os dois querem levar as botas para casa.

“As Mercurial Vapor VIII foram concebidas para garantir aos melhores jogadores do mundo uma tracção, toque e adaptação sem precedentes. O seu impressionante design em cor de laranja brilhante e uma nova assinatura no calcanhar, permitem que a bota se destaque no terreno de jogo”, informa a Nike em comunicado. “Completamente redesenhadas, as novas Mercurial evitam que o pé tenha movimentos desnecessários, permitindo um novo nível de suporte e estabilidade. Isto só é possível graças a uma área do calcanhar minimalista e mais mole. O resultado é uma bota que dá aos melhores jogadores do mundo aquilo que eles precisam”, acrescenta.

Veja aqui o vídeo:



[Fonte: Marketeer]
A Betfair, empresa de apostas de intercâmbio online, decidiu sensibilizar os adeptos de futebol do Reino Unido para as dificuldades que o clube inglês Kettering Town FC está a atravessar.

A companhia quer celebrar o facto de o clube de Kettering Town ter sido o primeiro a adoptar um patrocínio nas camisolas, em 1976. Nesse sentido, os jogadores apresentar-se-ão no encontro contra a equipa de Stockport County, em Nene Park, Northamptonshire, que acontece este sábado, com um equipamento retro, especialmente desenhado para a disputa. Este equipamento de edição limitada afirma-se como um regresso à indumentária utilizada pelos jogadores na década de 70 do séc. XX, desde a t-shirt vintage aos calções curtos.

Para recriar um autêntico regresso ao passado, a Betfair oferecerá ainda títulos de transporte até ao Nene Park ao preço que era praticado na época: 1 libra (cerca de 1,20 euros, ao câmbio actual). Desta forma os adeptos poderão poupar na viagem ou reverter a diferença como donativo para o clube Kettering Town FC.

[Fonte: Marketeer]


Arrancou este sábado, dia 31 de Março, o novo canal com a chancela da Sport TV: o Sport TV África 2, tratando-se do segundo canal internacional português de desporto produzido pela Sport TV para África. O primeiro, o Sport TV África, estreou-se em 2008, aquando do 10º aniversário da Sport TV.

“Indo de encontro às necessidades de um mercado com um enorme entusiasmo pelo fenómeno desportivo, o novo canal vem permitir o acesso, a um conjunto alargado de grandes competições internacionais, em directo e comentadas em língua portuguesa”, enaltece a Sport TV.

Andebol, automobilismo, basquetebol, boxe, futebol ou rugby são algumas das modalidades contempladas pela nova oferta. O Sport TV África 2 terá emissões diárias de segunda a sexta-feira a partir das 14h e ao fim-de-semana desde as 9h (hora de Portugal Continental) e estará disponível para os territórios de Angola e de Moçambique.

[Fonte: Meios e Publicidade]

Seguidores

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff