Primeiro foi o
Manchester United, depois o FC Barcelona, e até o clube lisboeta dos leões –
Sporting Clube de Portugal, já aderiu à tendência do social media e digital marketing.
O Manchester
United, um dos clubes mais populares e com grande número
de seguidores em todo o mundo, abriu conta no Line - uma das aplicações
mais populares para dispositivos móveis.
Esta aplicação é semelhante ao Whatsapp, e permita
ao clube interagir diretamente com os fãs do clube. Os seguidores irão ainda
ter acesso a conteúdos exclusivos.
Na mesma semana, o FC Barcelona estreou-se
também numa das principais plataformas de comunicação do mundo em mensagens
instantâneas, com destaque no mercado asiático – o WeChat.
Nesta aplicação, os adeptos poderão seguir
todas a notícias do clube, assim como fotos e destaques em vídeo de cada dia do
clube.
No entanto, os clubes portugueses não ficam
atrás nestas inovações.
O Sporting Clube de Portugal, que já tinha
dado provas de que dominava a interação com os fãs através das redes sociais,
veio reforçar ainda mais a sua presença neste tipo de plataformas ao lançar uma
nova aplicação no seu Facebook.
Esta aplicação permite aos adeptos enviar
mensagens aos seus jogadores favoritos. «Pode
ser uma mensagem de incentivo, um texto à tua escolha, uma letra de uma música,
ou uma dedicatória. (…) Com o teu apoio a nossa equipa fica mais forte. A tua
mensagem será entregue diretamente a cada jogador.», escreve o clube.
Através deste tipo de estratégias os clubes
conseguem reforçar o seu posicionamento de marcas que existem para e graças aos
adeptos. Pois sem eles, o “espetáculo” não poderia continuar. Daí a importância
de prestar atenção às necessidades dos fãs, e tentar corresponder às
espectativas. A verdade é que uma simples resposta a um comentário no Facebook
pode fazer diferença, deixando no adepto uma marca de que o seu clube se
preocupa consigo.
Sem dúvida, três exemplos a seguir!
Fonte: Mkt Desportivo
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