sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bimbo substitui Messi por Cristiano Ronaldo

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Há cerca de um ano, a Bimbo lançava no México, um anúncio publicitário cujo principal protagonista era o futebolista argentino do FC Barcelona, Lionel Messi. Um ano de depois, os olhos da empresa viraram-se para o avançado português do Real Madrid, e grande rival de Messi, Cristiano Ronaldo.

A empresa panificadora lançou uma campanha para promoção da nova versão do seu tradicional pão de foram com “Actileche” – uma fórmula exclusiva da Bimbo que combina leite, vitaminas e minerais que contribuem para o crescimento infantil.

Para além de ser protagonista do spot televiso, CR7 age como líder de opinião ao serviço da gama “Actileche” em todas as suas vertentes comunicativas.






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  1. Nike, Samsung, Fly Emirates, Castrol Edge, BES (agora Novo Banco), Linic, Pepe Jeans, Modelo-Continente, Coca-Cola, Armani, Time Force, Tag Heuer Jacob & Co., KFC, Herbalife e agora é Bimbo. Cristiano Ronaldo é realmente o endorser dos endorsers, um verdadeiro camaleão do branding.

    Quando uma empresa contrata uma celebridade para associar a sua própria marca ou produto à personalidade e às características desse indivíduo estamos perante uma ação de Endorsement.

    O objetivo desta técnica é, supostamente, dotar a marca de credibilidade, torná-la respeitável, desejável, transformar os fãs do endorser em potenciais consumidores ou, fidelizar os já clientes. No entanto, muitas vezes, a personalidade que sustenta a marca/produto não tem qualquer ligação com o domínio de atividade ou com a imagem da empresa, acarretando mais desvantagens do que vantagens para esta última.

    Na verdade, o Endorsement implica elevados custos e é quase sempre um risco, uma vez que o impacto da campanha depende muito da afetividade do público pela celebridade. Além disso, a marca fica totalmente dependente dos comportamentos, da responsabilidade social, da transparência da celebridade, podendo culminar numa falta de credibilidade nos diferentes públicos caso a personalidade seja emprestada a muitas marcas.

    Neste caso em particular, a Bimbo assumiu o dobro dos riscos. Não só fez uma troca de Endorsers com imagens completamente opostas uma do outro, num curto espaço de tempo, como opta por uma personalidade (Cristiano Ronaldo) mais que batida no mundo da publicidade, que inclusive dá a cara por marcas concorrentes de relógios como a Force, Tag Heuer e Jacob & Co. e até marcas com valores completamente opostos como a KFC e a Herbalife.

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