A
Pós-Graduação de Gestão e Marketing do Desporto, do INDEG- ISCTE Executive
Education, cuja nova edição se inicia em Janeiro de 2016, ocupa o 19º lugar a
nível mundial, entre as formações pós-graduadas de gestão desportiva.
Os
resultados foram divulgados no final da tarde de dia 24 de Dezembro e a
Pós-Graduação de Gestão e Marketing do Desporto, do INDEG - ISCTE Executive
Education, subiu 3 lugares, passando de 22º para um honroso 19º lugar a nível
mundial e 10º lugar na Europa, continuando a ser o único programa português
presente no Ranking de gestão desportiva. O Ranking pode ser consultado no site
da Eduniversal.
Esta
Pós-Graduação destina-se a dirigentes e quadros técnicos de empresas,
federações e clubes, bem como a atletas e ex-atletas que procuram
profissionalização nesta área e a todos os que se interessam por esta temática.
O
currículo é composto por um tronco comum de unidades curriculares - Marketing
Estratégico e Planeamento, Finanças Aplicada ao Marketing, Comportamento do
Consumidor e Novas Tendências do Marketing e Redes Sociais.
O
tronco específico, que distingue esta Pós-Graduação, inclui as unidades curriculares
de Marketing Desportivo, Gestão de Instalações Desportivas, Liderança de
Equipas, Gestão de Patrocínios Desportivos, Organização de Eventos Desportivos,
Relação com os Media e Projeto de Gestão e Marketing Do Desporto.
O
Programa tem vindo a ser continuamente a ser renovado e, em 2016 vai contar com
uma série de Seminários, que complementarão a formação dos alunos, que serão
dados por especialistas de diversas modalidades desportivas e que abordarão
diferentes temáticas atuais.
Vai
realizar-se um Seminário por mês, entre Janeiro e Junho, com os seguintes temas
e intervenientes:
- A
gestão desportiva nos Estados Unidos – o futebol americano e o soccer – António
Simões (ex-internacional, treinador e dirigente de futebol que viveu 2 décadas
nos USA);
- A
organização de um grande evento de Vela – José Pedro Amaral – CEO Urbanwind e
Diretor Stopover da Volvo Ocean Race;
- O
papel do diretor desportivo - Pedro Barbosa (Ex-Internacional e Diretor
desportivo de futebol, atualmente comentador desportivo);
-
A gestão desportiva no mundo automóvel – Pedro Couceiro (ex-piloto automóvel);
- A
organização de grandes provas de ciclismo – Joaquim Gomes (ex-ciclista, Diretor
da Volta a Portugal em bicicleta);
A
filosofia desta Pós-Graduação consiste em proporcionar uma visão de Gestão
Desportiva e de Marketing com alto sentido prático, o que lhe valeu ser a única
formação portuguesa pós-graduada na área da gestão desportiva a estar nas 50
melhores mundiais, segundo a Eduniversal.
A próxima
edição a iniciar-se a 18 de janeiro de 2016, ainda está aberta a candidaturas, por
isso não perca esta oportunidade. Para mais informações sobre o Programa, pode
consultar o site www.indeg.iscte-iul.pt.
Depoimentos de
ex-alunos:
- Frederico Valarinho – Presidente da
Federação Portuguesa de Esgrima
"Ao
contrário do que sucedia há alguns anos, o Desporto atual não se compadece de
modelos de gestão amadores, estabelecidos por reformados e/ou por mecenas com
boa vontade. O nível de exigência imposto ao associativismo desportivo é muito
elevado, sendo obrigatório a federações e associações o cumprimento de regras
rígidas. Assim, e para ir ao encontro das determinações legais, é cada vez mais
necessário que os agentes desportivos, a começar pelos dirigentes, tenham uma
formação adequada. Um bom exemplo dessa formação é dado pela Pós-Graduação em Gestão
e Marketing do Desporto do INDEG-ISCTE que, no meu caso pessoal, foi
crucial para me dotar de ferramentas capazes de contribuir para a evolução do
modelo de funcionamento da Federação Portuguesa de Esgrima."
- Rafael Pereira – Dirigente do rugby do
Sporting Clube de Portugal
“Este curso deu-me fundamentação
teórica para a experiência que já tinha na área do desporto e uma rede de
contactos. Esta combinação foi decisiva para a partir de 2012 a construção do
projeto de rugby do Sporting Clube de Portugal”
- Ricardo Sá Pinto - Treinador de Futebol
“No Curso, encontrei uma envolvência
séria, disciplinada e rigorosa, desde o corpo docente aos colegas de turma.
Todos tiveram um papel importante na minha integração e no meu aproveitamento.
Poderia definir este curso de diversas formas, mas acho que três palavras
chegam: Exigente, Atualizado e Fundamental para a minha vida futura.”
- Rita Martins – Atleta Futsal do Século
e Assistente Operacional de Futsal do SLB
“Contribuir
para aumentar o conhecimento, a organização, a programação e estratégia para
atingir objetivos que nos propomos, tendo uma atenção à gestão dos recursos
disponíveis. Após um ano intensivo de aprendizagem e partilha de conhecimentos/
experiências, comprovei a importância do Marketing na evolução do desporto
atual. Este Curso serviu como uma alavanca para muitos sucessos tanto na minha
vida profissional como desportiva.”
Sem comentários:
Enviar um comentário