A reportagem de António Simões no Jornal A Bola acompanhou a visita dos alunos do Mestrado de Marketing e Gestão do Desporto do INDEG-IUL ao museu do futebol em Manchester e apresenta um conjunto de histórias sobre o futebol inglês, onde aparecem as lágrimas de Eusébio no mundial de 66 - leia por favor o excelente artigo de António Simôes.
O edifício começa por surpreender com os seus 5 andares todos envidraçados, a lembrar uma bancada de estádio de futebol, andares esses que se vão tornando cada vez mais recuados à medida que se sobe no edifício.
À entrada, o visitante, que não tem que pagar bilhete, é convidado a contribuir para o Museu e, contra um pagamento de 5 libras, pode começar por tirar uma foto com o troféu inglês mais ambicionado: a taça da Premier League.
Depois, segue-se um conjunto de experiências onde predomina a componente tecnológica, aliadas a um sem número de objectos que recordam a história de mais de um século da pátria do futebol – a Inglaterra.
De entre as experiências de natureza futebolística, destaca-se uma sala com cerca de 7 por 12 metros onde se pode tentar marcar um penalty numa baliza defendida por um guarda redes-virtual. A bola é verdadeira e, em função da velocidade e da colocação do remate, o guarda-redes poderá ou não defender. Após cada remate, aparece um score de avaliação do remate – ou seja, o visitante vê-se na posição de um futebolista e testa os seus dotes de marcador de penalties – o momento da verdade para o fã de futebol.
Por último, uma visita ao site do museu deixa clara a preocupação de captar famílias e crianças, bem como todos aqueles que possam contribuir para esta iniciativa de diversas formas, desde o voluntariado até à oferta de memorabilia e de donativos. Mensagens claras e diferenciadas por grupo alvo demonstram que o marketing desportivo desempenha um papel central na organização e oferta do museu.
Por tudo isto, não tenho dúvidas de que os alunos do Mestrado Executivo de Marketing e Gestão do Desporto de 2012/13 saíram desta visita enriquecidos com tantas e tão variadas experiências.
Pedro Dionísio
Director do Mestrado Executivo de Marketing e Gestão do Desporto do INDEG-IUL
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