Segundo dados recolhidos pela revista Digital Media Sports, especializada em desporto e novas tecnologias, o FC Barcelona foi eleito o clube com maior presença digital do mundo.
O clube contabilizou cerca de 117 milhões de seguidores nas cinco principais redes sociais (Facebook, Twitter, Youtube, Google+ e Instagram), perdendo apenas no Youtube e Instagram contra o seu principal rival - Real Madrid, que ficou em 2º lugar na lista, com 108 milhões de seguidores - por uns meros seguidores.
Em terceiro lugar do pódio, entrou ainda o Manchester United, que somou cerca de 70 milhões de seguidores em todas as redes.
Na realidade, não é apenas o número de fãs que importa, e o FC Barcelona tem isso em conta. A partir da sua forte presença na web, com um site em dez línguas e contas nas mais diversas redes (não só as 5 contabilizadas para este estudo), o clube gera em média 30 milhões de euros por temporada. Na sua premissa está patente a aproximação aos seus fãs, globalizando a marca, ao mesmo tempo que gera receita.
O objetivo a curto e médio prazo do clube catalão é "pensar de maneira global e agir de maneira local", oferecendo conteúdo específico de acordo com a cultura local. Esta estratégia associada ao seu negócio online - com a emissão de bilhetes, e-commerce, e ativação de patrocínios no seu site, por exemplo - é a receita para se tornar no clube mais bem sucedido a nível digital e global.
A lista integra ainda dois clubes portugueses - o Sport Lisboa e Benfica em 22º lugar, com cerca de 3 milhões de fãs, e o FC Porto em 25º com cerca de 2.7 milhões.
Veja aqui a lista completa.
Fonte: MKT Esportivo
Sem comentários:
Enviar um comentário