quinta-feira, 31 de julho de 2014


Um estudo realizado a cinco mil consumidores britânicos e brasileiros, pela consultora Millward Brown, demonstrou que a Coca-Cola foi a empresa mais reconhecida nos dois mercados, assim como o patrocinador mais associado ao Mundial 2014.

Para testar a ligação entre o evento e as marcas, utilizou-se a velocidade de resposta às questões dos inquiridos, por forma a avaliar a instintividade de sentimentos relativa ao Mundial.

O estudo revelou que 81% e 92% dos inquiridos, no Reino Unido e no Brasil, respetivamente, reconheceram a Coca-Cola como patrocinadora. Por outro lado, 34% dos consumidores no Reino Unido e 52% no Brasil associaram mais rápido a marca ao evento.

Mais uma prova de que esta love brand faz mesmo jus ao nome.


Fonte: Briefing

quarta-feira, 30 de julho de 2014




O mais recente e controverso anúncio da marca Libidium Fast – estimulante sexual pertencente à empresa Blissnatura – é protagonizado pelo ex-jogador de futebol Paulo Futre. No entanto, devido ao seu cariz sexual, não foi permitida a sua passagem nas televisões portuguesas, estando apenas disponível no YouTube.

O anúncio fala por si. É possível ver Paulo Futre de costas, dominando a bola, mas não com a cabeça nem com os pés. Como ele o faz fica na imaginação de cada leitor.

“Com Libidium Fast, Paulo Futre mostra a sua técnica e talento no vídeo que a TV não quis passar. Os resultados estão à vista”, escreve a empresa na descrição do vídeo no YouTube.

Desde dia 24 de Julho (dia em que o vídeo foi lançado nas redes sociais) até hoje – passados 5 dias – o vídeo já foi visualizado por mais de 300 mil pessoas. Na realidade, a maioria dos comentários são positivos, havendo até muitos visualizadores questionando o porquê da censura do mesmo.

No entanto, apesar de toda a originalidade da campanha, poderá ter uma falha clara a nível de Marketing. Quantos dos visualizadores se relembrarão da marca em questão? Pois bem, a mensagem do spot, assim como o protagonista, são tão impactantes que o nome da marca acaba por se desvanecer no meio deles. A solução passa por, numa próxima vez, dar mais ênfase à marca, tanto ou mais como à mensagem.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

                                                                                       Imagem: Jornal Record

Domingos Soares Oliveira, administrador financeiro da SAD do Benfica, anunciou hoje, com muita satisfação, os resultados da BenficaTV, no primeiro ano em que a mesma deixou a Olivedesportos e passou a funcionar com os direitos televisivos dos jogos caseiros da equipa principal de futebol.

O responsável benfiquista revelou que o clube da Luz passou a obter um lucro quatro vezes maior do que até ao ano passado, atingindo os 300 mil subscritores do canal, e tendo obtido receitas à volta dos 30 milhões de euros.

“Quando não éramos nós a cuidar das transmissões recebíamos €7,5 milhões. Os próximos dois anos serão mais dedicados ao crescimento de receitas corporativas, mas também menos visíveis. Queremos tornar a experiência no nosso estádio muito mais agradável do que é", divulgou Domingos Soares Oliveira.

Fonte: Jornal Record e Rádio Renanscença

sexta-feira, 25 de julho de 2014


Foi pelo 110 aniversário do Atlético de Madrid, em 2013, que o clube lançou este spot publicitário, acumulando mais um à sua coleção de anúncios geniais de angariação de sócios.

O anúncio descreve uma sala de espera para um entrevista de emprego, em que a maioria dos candidatos aparenta já uma certa idade. Aquando da chegada de um candidato mais jovem, o pesar em todos os outros instala-se. Estes começam, um por um, a abandonar a sala, desistindo assim da entrevista por considerarem que não têm qualquer hipótese face ao concorrente mais jovem.

No entanto, há um candidato que não cede. Este aparenta ser um homem normal, no entanto, através do seu porta-chaves conseguimos compreender que é um adepto do Atlético de Madrid.

O principal objetivo do anúncio é, sem dúvida, fazer transparecer o poder do clube nos seus adeptos. Como o nome do spot indica “O Atleti faz-te mais forte!”. Assim, o segundo clube mais importante da cidade de Madrid posiciona-se como clube de referência, transmitindo os seus valores – a credibilidade, a motivação e perseverança – e transpondo-os para os seus fãs.

quinta-feira, 24 de julho de 2014


No sentido de atrair mais sócios, foi no passado ano de 2013, que o Futebol Clube Paços de Ferreira decidiu concorrer ao programa da SIC Radical – Filho da Pub. Neste programa, um grupo de criativos da agência publicitária BAR desenvolve planos de marketing – maioritariamente direcionados para comunicação – para pequenos negócios em dificuldade.

O clube do castor sentia que, apesar dos excelentes resultados da época passada, faltava-lhe o apoio dos adeptos, assim como da população da capital do móvel, daí ter tomado as rédeas à situação.

Assim nasceu o anúncio “Faz-te sócia”, focalizado no target feminino, em que os jogadores do clube quase fazem um strip-tease, mas sem nunca chegarem a tirar a camisola. No final fica o desafio: “Mulheres, se vestirem a camisola, nós despimos a nossa.”

Esta pequena revolução de originalidade comunicativa é um exemplo da velha máxima “ sexo vende”. No entanto, não basta trazer sensualidade, para o sucesso é necessário contar uma história ou passar uma mensagem. Neste caso, isso foi conseguido através também de um pouco de comédia.

Apesar de tudo, e devido ao caráter tão recente desta campanha de angariação, não temos dados que permitam avaliar o sucesso ou não da mesma.



quarta-feira, 23 de julho de 2014


Foi em 2006 que o Sport Lisboa e Benfica lançou o anúncio “O Pior Golo da Minha Vida”, no contexto da campanha do Kit Sócio do Benfica para a época de 2006/2007. Neste anúncio figurava o jogador de futebol (e fã do Benfica) Rui Costa, que recorda o golo marcado ao serviço da Fiorentina, em 1995, no Estádio da Luz.

A campanha, de caráter dramático e emocional, pretendia apelar ao sentimentalismo dos fãs e adeptos, sensibilizando-os de que até os jogadores de futebol – os seus ídolos – têm o mesmo tipo de devoção pelo clube. Esta mensagem ajuda na contribuição para uma satisfação da necessidade de pertença e afeição do adepto, beneficiando para o comportamento da decisão de compra do mesmo.

Prova do sucesso da campanha foi o facto de, nesse ano, o Benfica ter entrado para o “Livro de Recordes do Guinness” como o clube com maior número de sócios do mundo, alcançando a marca de 160.392 associados, e batendo o Manchester United (na altura, com 152 mil).

terça-feira, 22 de julho de 2014


E se as pessoas expelissem fogo? Certamente só poderiam ser adeptos do clube dos dragões – o Futebol Clube do Porto. É esta a mensagem passada pelo clube durante a campanha de angariação de sócios da época de 2008/2009.

                A campanha contava com três anúncios focalizados em diferentes targets etários. O primeiro utiliza um bebé, que após a sua refeição, arrota uma chama. O segundo apresenta um casal de jovens que, enquanto flirtam, expelem fumo pelo nariz. O último anúncio – o Dragão sénior – apresenta um homem, a partir dos seus 50 anos, que fácil e rapidamente ajuda dois jovens em apuros a acender uma churrasqueira, apenas com a chama que projeta da sua boca.

                Todos os anúncios finalizam com um slogan: o do bebé – “Ele já é”; o do casal – “Ela é. Ele também”; e o do sénior – “Ele sempre foi”. Todos eles seguidos da questão “E tu?”.

                A campanha, bastante bem conseguida pelo seu caráter divertido, foi conduzida utilizando uma estratégia de segmentação diferenciada. Isto é, abrangendo não só um segmento, mas um grande número dos mesmos, adaptando a cada um, a política de marketing a implementar.


Por exemplo, a forma como se apela à sensualidade dos jovens no anúncio do casal, ou à experiência de vida do “dragão sénior”. Tudo isto são estratégias que se utilizam para aproximar as motivações e necessidades de cada target ao self do consumidor.


segunda-feira, 21 de julho de 2014

Na Época de 2007/2008, o departamento de Marketing do Sporting Clube de Portugal decidiu arriscar, inovar e criar uma campanha interativa para promoção da Gamebox desse ano.

Antes do anúncio começar eram pedidas duas informações ao visualizador: o seu nome e o seu número de telemóvel. A história do anúncio consistia no atraso de um jogador para a partida do Sporting, aquando Paulo Bento (treinador na altura) faz um telefonema para o mesmo, avisando-o do seu atraso. Este jogador é você! E o telefonema é real! O visualizador recebia uma chamada no seu número de telemóvel com uma mensagem gravada de Paulo Bento, tal e qual como no vídeo.

        Infelizmente, agora em 2014 já não é possível experienciarmos esta oportunidade, mas fique pelo menos com a memória de uma das melhores campanhas de Marketing Desportivo portuguesas.


A campanha marcou pela inovação, nunca antes tendo sido realizado algo do género por um clube de futebol. A aposta passou não só pela presença de interatividade personalizada com o consumidor, mas também pela complementaridade de meios utilizada. Isto é, o facto de não se recorrer a apenas um intermediário da mensagem, mas sim dois – a internet e o telemóvel.


sábado, 19 de julho de 2014

A um mês do começo da época 2014/2015, vai para o ar a primeira emissão da Sporting TV. O início desta nova fase para o Sporting Clube de Portugal foi iniciado na passada tarde de 5ª feira, dia 17 de Julho, juntando-se ao grupo de outros clubes futebolísticos portugueses (Benfica TV, Porto Canal e Marítimo) já com canais de televisão próprios.
                             
O arranque das transmissões foi marcado para as 19h06, em homenagem à data da fundação do clube dos leões – em 1906 –, passando a ser emitido nos canais 34 (definição standard) e 35 (alta definição) dos operadores MEO e NOS (em Portugal), e também em Angola e Moçambique, através da ZAP.

A estratégia deste novo canal, ao contrário da concorrente Benfica TV, passa por estar disponível de forma gratuita em todos os operadores. No entanto, não poderá transmitir os jogos da equipa principal em direto.

O Diretor de Canal Pedro Costa adiantou «Todos os jogos realizados em casa pela equipa 'B' vão ser transmitidos pela Sporting TV, em direto, de uma maneira geral. Quanto à equipa principal, os jogos vão passar em diferido, apenas uma hora ou duas depois da sua realização. Isso irá acontecer já na Taça de Honra da AF Lisboa» (in Rádio Renascença).

A Sporting TV irá contar com emissões de 24h por dia, das quais 6h/dia compreendem novos conteúdos e 18h são repetições. Ao fim-de-semana e em dias de jogo da equipa principal, a emissão de programas novos acresce para 8h diárias.

O objetivo deste canal é não só atender à expectativa concorrencial e de mercado, como também alargar a rede de meios de comunicação do clube, sendo que a televisão ainda continua a ser o meio dominante e com maior impacto de audiência.

Com isto, é pretendido manter e fidelizar os adeptos leoninos, promovendo ainda mais o “amor à camisola”, e angariar possíveis novos fãs.


quarta-feira, 2 de julho de 2014

No âmbito da Pós-Graduação de Gestão e Marketing do Desporto do INDEG-IUL e dos outros programas Executivos da área de Marketing realiza-se uma Palestra aberta «O contributo do marketing para a visão estratégica do Benfica» na 6ªf –4 de julho, das 20h30 às 22h00,
Orador convidado: Miguel Bento, Diretor Comercial e Marketing do Sport Lisboa e Benfica desde 2002 e ex-aluno ISCTE-IUL. No Auditório Mário Murteira, edifício I, ISCTE-IUL, inscrições prévias emhttp://indeg.iscte.pt/index.php?pt=noticias&op=OP_SHOW_DETAIL&id=545

Seguidores

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff