sexta-feira, 24 de agosto de 2012

 O Comité Paralímpico de Portugal lançou a 16 de Agosto a campanha publicitária alusiva à participação portuguesa nos Jogos Paralímpicos - “O sonho é igual”. Com criatividade cedida, em pro bono, pela premiada agência publicitária Draft fcb, planeamento de meios cedido, em pro bono, pela Initiative, e produção Garden Films, esta é uma campanha que pretende veicular a mensagem do Comité Paralímpico de Portugal, de que a preparação de um atleta paralímpico é feita de sacrifícios, esforço, treino e superação.  Nesse sentido há um apelo para que, e à semelhança do que acontece nos Jogos Olímpicos, os portugueses sigam igualmente os Jogos Paralímpicos Londres 2012, que decorrerão de 29 de Agosto a 09 de Setembro, e que terá transmissão por parte da RTP.

Durante pelo menos uma semana, a campanha encontra-se divulgada através de uma rede de mupis da Cemusa, de 1676 faces, em paralelo com 250 mupis da rede mop. Ambas cedidas em pro bono, com o apoio do parceiro do CPP, na área de planeamento de meios – Initiative.




 Nas últimas duas semanas de Agosto, o filme publicitário, que complementará a campanha, será divulgado com o apoio dos principais canais portugueses: RTP; SIC; e TVI. Para as gravações contribuíram os já mencionados parceiros (Draft FCB e Garden Films), bem como a Fabrigimno (através do empréstimo de equipamento técnico), e Estádio Universitário, através da cedência de espaços desportivos.

No filme publicitário participaram 5 atletas, representando cada uma das modalidades em que Portugal competirá nos jogos. A atleta Cristina Gonçalves, em representação do Boccia, Filomena Franco – Remo, João Martins – Natação; Gabriel Potra – Atletismo; e Sara Duarte – Equitação.




A Missão portuguesa, composta por 30 atletas, de 5 modalidades, competirá nos Jogos Paralímpicos Londres 2012, após 4 anos de trabalho e dedicação, com o apoio do patrocinador principal – Fundação Galp Energia, patrocinador Oficial – Allianz Portugal e patrocinador institucional – Câmara Municipal de Loures.


A campanha será igualmente promovida através do Facebook do Comité Paralímpico de Portugal www.facebook.com/comiteparalimpicoportugal


segunda-feira, 20 de agosto de 2012



 A Maratona dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 constituiu um grande êxito de divulgação do atletismo, tanto pela enorme adesão popular como pela transmissão televisiva.

 A prova percorreu em 3 voltas, lugares simbólicos como o Parlamento, a Torre de Londres e terminando perto de Buchingham Palace, permitindo a assistência de muitas centenas de milhares de pessoas ao longo do percurso e o visionamento televisivo que certamente despertou interesse em visitar Londres a milhões de espectadores.
 Nestas Olimpíadas vários ex-alunos do Mestrado de Marketing e Gestão do Desporto estiveram associados, nomeadamente:

 - Afonso Domingos na vela (star), que participou em desvantagem dada ter um barco inferior à quase totalidade dos concorrentes e recebido apenas 3 meses antes da prova, devido a dificuldades económicas do projecto olímpico;

 - Hugo Sousa, agente de alguns dos melhores praticantes de atletismo e triatlo (nomeadamente Jessica Augusto, Dulce Félix, João Silva, Naide Gomes e Mónica Jorge), que nos foi dando indicações sobre a corrida da Maratona feminina;

 - Mário Patrício – Director das Modalidades do Sporting Clube de Portugal, o clube português com maior número de participantes nos J.O. de 2012.

 Foi com enorme prazer que conhecemos Aurora Cunha (ex-maratonista com grande carreira internacional) que não se cansou de apoiar as 3 representantes portuguesas e que tentámos acompanhar a correr… atrás da prova. Esta comunidade de ex-atletas vibra e apoia com os feitos dos mais jovens.


quinta-feira, 16 de agosto de 2012




 Os Jogos Olímpicos acabaram e, quer tenhamos assistido ou não, as campanhas dos patrocinadores do evento dificilmente foram ignoradas ou passadas despercebidas. 

A Unmetric, serviço que analisa a presença online de marcas, recolheu todas as informações referentes aos patrocinadores durante o evento, com o intuito de averiguar quais são os merecedores das medalhas olímpicas na modalidade de marketing.


“Within this competitive landscape, brands are doing their best to become the business equivalent of Michael Phelps. This report looks deep inside their efforts to decipher who’s actually winning on Facebook, Twitter and YouTube.” Lux Narayan, CEO da Unmetric

Com a medalha de ouro a ir para a gigante Coca-cola, o relatório da Unmetric, em forma de infographic, pode ser encontrado aqui.

[Fonte: mashable]


quinta-feira, 9 de agosto de 2012


 As rádios espanholas vão passar a pagar 98 euros por cada jogo que transmitam em direto na próxima temporada futebolística. A decisão, provisória, foi tomada pela Comissão de Mercado das Telecomunicações (CMT) a título de compensação económica. 
 Em comunicado, a CMT especifica que este valor é válido para as competições da Liga BBVA (primeira divisão), da Liga Adelante (segunda divisão) e da Taça do Rei, exceto para a final.
 O comunicado explica que esta é uma medida cautelar que visa garantir o direito de acesso das rádios aos estádios, já que a Liga BBVA começará a 18 de agosto e não houve até agora acordo entre as partes sobre a compensação económica.

 A compensação agora definida equivale a 89.474 euros por rádio, no pressuposto de que cada rádio transmite todos os jogos das três taças. A Liga de Futebol havia estabelecido um valor superior, de 708 mil euros.

[Fonte: Elmundo]

segunda-feira, 6 de agosto de 2012



Cada vez mais Jogos Olímpicos é sinónimo de marketing, da mesma maneira que Gillette é sinónimo de pódio. Esta afirmação é sustentada pela nova acção de marketing da marca da Procter&Gamble.


Aproveitando o lançamento da versão Gold da Gillette Fusion ProGlide, a agência BBDO Proximity decidiu trazer o cobiçado pódio olímpico a todos os consumidores e permitir-lhes viver o momento que todos os atletas sonham- chegar ao primeiro lugar do pódio.



Esta acção teve lugar num supermercado na Alemanha, onde foi colocado um pódio especialmente desenhado, com uma característica especial: somente quem subia ao primeiro lugar podia ter acesso ao produto Gold, aqui comparado com a medalha de ouro. 

O próximo video mostra todo o desenvolvimento desta brilhante iniciativa da Gillette:
[Fonte: Briefpost]

domingo, 5 de agosto de 2012


  
  O Manchester United e o General Motors anunciaram que a marca Chevrolet será a futura patrocinadora do equipamento do clube futebolístico britânico.
  Esta parceria terá uma duração de sete anos, a partir da época 2014/2015, e irá substituir a empresa de gestão de risco, a AON, que se encontra associada ao clube desde 2010. 
  O diretor comercial do Man Utd, Richard Arnold, alega que este acordo irá, acima de tudo, ajudar a marca do clube a crescer a longo prazo.  


“We are extremely proud to connect our brand, Chevrolet, with Manchester United and its passionate supporters all around the world. Manchester United’s statistics are impressive, but this relationship goes far beyond the numbers – this relationship is about connecting our brand with the deep-seated emotion that surrounds the team everywhere. 
(Alan Batey, vice-presidente da General Motors)

[Fonte: MarketingWeek]

sexta-feira, 3 de agosto de 2012


 A Compass Labs, empresa de publicidade nos social media, não quis deixar de aproveitar o grande acontecimento desportivo, os Jogos Olímpicos, para desenvolver alguns estudos.

 É indubitável o fato dos fãs dos Jogos Olímpicos gostarem de desporto. Contudo, também se pode aceitar como quase indubitável a presença desses mesmo fãs no Facebook, mais propriamente nas páginas relacionadas com este evento. 

 Tendo como base o afirmado, a Compass Lab resolveu analisar os fãs das páginas oficiais dos Jogos Olímpicos, sendo elas a Olympic Game e a U.S. Olympic team, e comparar os seus perfis.

 Sendo a amostra de 5.7 milhões de fãs, os resultados encontra-se resumidos no seguinte infographic:


 Não existindo muita concordância entre os fãs, existe um resultado que se destaca- a presença do nadador norte americano, Michael Phelps, no primeiro lugar no Top Athletes, nas duas páginas.

 Pelas consecutivas perfomances olímpicas pode-se afirmar que Michael Phelps é um caso de fama juntamente com proveito. 

[Fonte:Mashable]

quarta-feira, 1 de agosto de 2012



 A Adidas está a lançar uma campanha nos social media que convida os aficionados do desporto a nomear um dos seus momentos favoritos dos Jogos Olímpicos, habilitando-se a ganhar um dos 41 pares de ténis Adidas customizados com o tema Jogos Olímpicos.

 Esta campanha pode ser encontrada no canal Youtube da marca, onde é possível visualizar alguns vídeos promocionais. Contudo, é no Facebook que os mais interessados se podem habilitar a ganhar um par de ténis, tendo de preencher somente alguns campos da página com algumas informações pessoais e, claro está, nomear um momento “all in” destes Jogos Olímpicos.
  
 Tendo esta campanha fim no dia 2 de Agosto, os interessados não têm muito tempo para pensar. Portanto, escolhe o teu momento “all in” e habilita-te.



 “Everyday of the games we’re customising with the most all in moments of the day, and that’s not just ink and thread. You pick a moment, we customise, you win the shoes. All in, All 2012” 
(vídeo Adidas all in, all 2012) 

[Fonte: MarketingWeek]

Seguidores

 
© 2012. Design by Main-Blogger - Blogger Template and Blogging Stuff