quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Considerado um dos mais conhecidos e elogiados jogadores de futebol do mundo - David Beckham - é a nova contratação da Electronic Arts (EA). Assumindo a função de embaixador da marca EA Sports Active 2 para a Europa e Austrália, David Beckham associa-se a um produto interactivo de fitness que disponibiliza aos jogadores vários treinos personalizados.

Beckham será o porta-voz do franchise EA Sports Active 2 e figurará em toda a comunicação do videojogo, prestando igualmente aconselhamento à equipa EA Sport Active.



Especialmente criado para melhorar a força muscular, resistência, flexibilidade e o treino de cardio o EA Sports Active 2 inclui o sistema Total Body Tracking que combina um monitor de batimentos cardíacos com dados de controlo de movimento, de modo a garantir um treino com resultados observáveis e mensuráveis.


EA Sports Active é o programa de fitness interactivo mais vendido para Wii no mercado e estará disponível, em Novembro de 2010, para PlayStation®3, WiiTM, KinectTM para Xbox 360® da Microsoft, iPhone® e iPod touch®. [In Marketeer 23-08-2010]

sábado, 21 de agosto de 2010

A empresa de mediação imobiliária ERA Portugal acaba de renovar o contrato para patrocinar a Liga Portuguesa de Futebol Profissional, num investimento de três milhões de euros.

A ERA indica que este contrato envolve o patrocínio exclusivo e oficial dos árbitros em todas as competições profissionais.


«É uma forma de a marca reforçar a sua identidade, através da associação a grandes projectos e eventos de dimensão nacional», afirmou o director-geral da ERA Portugal, num comunicado citado pela agência Lusa.


O acordo prevê ainda a presença corporativa da marca nas transmissões televisivas da Sport TV dos jogos da primeira Liga Portuguesa e da Taça de Portugal nas épocas de 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013.

(In Agencia Financeira - 2010-08-02 14:17)

sábado, 14 de agosto de 2010


Por inúmeras ocasiões a Premier League Inglesa e os seus clubes surgem como referência e destaque no que diz respeito à sua filosofia financeira e de gestão desportiva, na sua maioria as notícias dos meios de comunicação social prendem-se com os avultados valores dos contratos e das transferências efectuados pelos clubes, mas também pela gestão e o rigor organizacionais aplicados pelos diri

gentes da liga, no entanto da Premier League está longe de ser uma liga de futebol perfeita.



Por toda a Europa os modelos e filosofias de gestão desportiva e financeiros utilizados por clubes e ligas varia consideravelmente de país para país, apesar dos esforços por parte da Uefa que através do seu programa de licenciamento colectivo já atingiu alguns resultados, continua a existir alguma dificuldade em introduzir medidas de fundo que possam impedir os graves problemas financeiros e administrativos praticados um pouco por todo o lado.


1. Sistema de Licenciamento

Acreditamos que o projecto de licenciamento introduzido pela Uefa, teve origem no modelo utilizado na Ligue 1 e 2 em França, onde a DNCG – Direcção Nacional de Controle e Gestão, assegura eficazmente o cumprimento das obrigações financeiras dos clubes. Pode consultar mais dados sobre o modelo de licenciamento Francês em – Modelo de fiscalização e controle das finanças dos clubes.

2. Sistema Accionista

O capital aberto de um clube de futebol tem vindo a trazer alguns amargos de boca para alguns clubes mas principalmente para os seus adeptos. O modelo ideal passará sempre pela detenção de 51% das acções por parte do clube, gerido por dirigentes eleitos pelos associados. Este é o modelo utilizado na maioria dos clubes ou existe a intenção que o seja, sendo em grande parte fruto de auto-implementação por parte dos dirigentes e sócios dos clubes. No entanto estas regras e intenções também podem ser alteradas em qualquer altura pela mesma via.


Como exemplo de uma regulamentação perfeita a este nível está o modelo Alemão. Segundo as regras da Bundesliga, os clubes tem que ser proprietários de 50% mais uma acção do clube, tornando impossível que um investidor privado tome conta do clube.


Este modelo impede o descalabro que se verifica em Inglaterra, onde a aquisição de clubes tem sido prática comum (embora já com entraves – As 3 recomendações dos governantes Britânicos), com o endividamento dos clubes a ultrapassar os 3.500 milhões de Euros, fruto dos empréstimos contraídos na aquisição dos clubes por parte dos seus novos proprietários (saiba mais em – O estado financeiro dos clubes da Premier League). [InFutebolFinance05.04.10 ]

quarta-feira, 11 de agosto de 2010


Para mostrar que muitos obstáculos são apenas ilusórios a Nike convidou artistas especializados em pinturas 3D para ilustrar o chão de parques de Moscovo, na Rússia. A ideia é estabelecer um paralelismo entre as imagens e as desculpas que impedem alguém de começar a praticar um desporto. Os desenhos mostram que certas barreiras são mais fáceis de ultrapassar do que pode parecer. (Marketeer 10.08.2010)

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Electronic Arts Inc. já escolheu o primeiro atleta para imagem de capa da edição do FIFA 11. O jogador brasileiro do futebol e médio do Real Madrid, Kaká, de 28 anos, será o elemento central da publicidade global e das campanhas de promoção do jogo de desporto. Kaká faz parte de um grupo de 17 estrelas do futebol que irão figurar no FIFA 11 em todo o mundo. Kaká será acompanhado na capa por estrelas do futebol de outras equipas de outros países, específicas para cada território, quando o jogo chegar às lojas em Outubro.(Marketeer.06.08.2010)

sábado, 7 de agosto de 2010

Recuperamos hoje uma notícia lançada pelo FutebolFinance a 30 de Novembro de 2009 relativa à compra de 9% do Bayern Munique por parte da Audi que nos permite ter uma melhor percepção do que este tipo de negócios representa não só para as grandes companhias como a Audi como para os clubes e para o desporto em si:


A construtora de automóveis Alemã Audi, adquiriu na passada semana 9.09% do Bayern de Munique, através da compra de 2.5 milhões de acções do clubes por cerca de 90 milhões de Euros. Este valor irá ser pago em três fases, entre Março de 2010 e Julho de 2011. Os responsáveis da Audi, pretendem desta forma reforçar as presenças global, tanto da empresa como do clube.


De lembrar que a empresa de material desportivo Adidas (Adidas-Salomon AG) é a principal accionista do clube, detendo 10% do seu capital, pelo qual pagou cerca de 75 milhões de Euros. No entanto só um clube com resultados desportivos constantes e financeiramente lucrativo consegue atrair empresas/investidores de dimensão mundial como são os casos da Adidas, da Audi, da Allianz e da Deutsche Telekom. Com a alienação de 19% do seu capital o clube conseguiu gerar 165 milhões de Euros, realizando excelentes negócios, planeando receitas futuras, sem colocar em causa a maioria do capital.


Numa semana em que o Bayern já tinha assinado um dos maiores contratos de patrocínio nas camisolas com a Deutsche Telekom no valor de 25 milhões de Euros anuais, o clube Bávaro consegue uma injecção de capital, que embora não necessitasse, serve para consolidar ainda mais a sua presença na indústria do futebol como um dos maiores e mais promissores clubes europeus.


O Bayern é actualmente e segundo os dados da Deloitte de 07/08 o 4º clube com as maiores receitas do mundo gerando 295,3 milhões de Euros anuais, atrás de Real Madrid, Manchester United e FC Barcelona, mas com a consistente política de gestão levada a cabo pelos seus dirigentes, consegue todos os anos manter uma equipa de futebol competitiva sem cometer loucuras, o que a breve prazo levará o clube a uma das 3 posições do ranking de receitas mundial.>


quarta-feira, 4 de agosto de 2010


Adidas has launched a new global marketing campaign in support of its miCoach mobile fitness application which offers specific training plans for a range of sports.

Central to the campaign is a 60-second film featuring a host of international sportsmen including World Cup winner David Villa, Andy Murray and Heptathlon World Champion Jessica Ennis.

The miCoach campaign rolls-out globally from the 6th August and includes TV, print, point of sale, PR as well as digital and social media.

The miCoach app is available to download and is a designed to help fitness.

The miCoach app syncs automatically with the website www.micoach.com which offers specific training plans for a range of sports including running, football, tennis and basketball.

Villa, Ennis and Murray appear in the film alongside NFL Superbowl winner Reggie Bush, NBA All Star Derrick Rose, rugby player Jonny Wilkinson and Olympic gold medallist and cycling World Champion Victoria Pendleton.

The campaign, created by 180 Amsterdam and its digital arm RIOT, targets the next generation of athletes across all sports.

[In Sports Industry Group 04-08-2010]

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

The World Cup in South Africa has helped boost sales of beer by 2.9% according to the UK's Quarterly Beer Barometer released by The British Beer and Pub Association (BBPA). 




More than 2.2bn pints were sold from April to June 2010 –signaling the best performance since the fourth quarter of 2008.



Beer sales were up 625m pints on the first quarter and 63m pints up on the same period in 2009.

However, since 2006, the beer market is down 1.4% and pub beer sales were down 6.3%.

Sales in supermarkets and shops rose by 13.7% in the second quarter of 2010 and year-on-year sales are also up by 4.4%.

Brigid Simmonds, BBPA chief executive, said: ‘The World Cup has certainly been a benefit to Britain’s beer sector and we can now hope that the market is starting to turn a corner.’

‘However, while there is some reason for cheer, it has to be noted that beer sales in pubs are still falling and the nation’s pubs need support.’ (02-08-2010 Sport Industry Group)

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